O que é Doctor Who


Doctor Who é uma premiada série de ficção científica britânica, produzida e transmitida pela BBC. A série mostra as aventuras de um Senhor do Tempo, um alienígena viajante do tempo que possui dois corações conhecido apenas como "O Doutor" ("The Doctor"). Ele explora o universo em sua máquina do tempo, conhecida como TARDIS, cuja aparência exterior se assemelha a uma cabine da polícia londrina dos anos 60. Juntamente com os seus companheiros, o Doutor enfrenta uma variedade de inimigos, enquanto trabalha para salvar as civilizações, ajudar as pessoas comuns, e corrigir erros.
A Série recebeu o reconhecimento da crítica e do público como um dos melhores programas de televisão britânicos, incluindo o British Academy Television Award 2006 de Melhor Série de Drama e cinco anos consecutivos (2005-10) venceu o National Television Awards. Em 2011, Matt Smith tornou-se o primeiro Doutor a ser indicado para o prêmio BAFTA de Melhor Ator em um papel principal.
A série está referenciada no Guiness como "a mais longa série de ficção científica do mundo"  e como a série de ficção científica de "maior sucesso" de todos os tempos-com base em suas avaliações sobre-todas transmissões, vendas de DVDs e livros e tráfego do iTunes. É reconhecida pelas histórias imaginativas, pelos seus criativos e baratos efeitos especiais (no período 1963-1989) e pelo uso pioneiro de música eletrônica.
A série foi exibida durante o período de 1963 até 1989, suspensa até 1996, e relançada com grande sucesso em 2005, desta vez produzida no País de Gales pela BBC Wales. Doctor Who possui múltiplos spin-offs: K-9 and Company (1981), Torchwood (2006 - 2011), The Sarah Jane Adventures (2007 - 2011) e K-9 (2009) e presença em outros formatos como livros, áudio, histórias em quadrinhos e etc.
O papel do "Doutor" é atualmente interpetado pelo ator Matt Smith que assumiu o papel no especial de Ano Novo, The End Of Time Part 2, exibido em 1 de Janeiro de 2010.
A 5ª Temporada foi transmitido pela primeira vez em 2010, no qual o 11º Doutor é acompanhado por Amy Pond (Karen Gillan) e Rory Williams (Arthur Darvill). A sétima temporada está programado para começar a ser transmitida no final de 2012, e terá a despedida de Amy e Rory como acompanhantes do Doutor e a introdução de (Jenna-Louise Coleman) como a nova acompanhante. Em 2013 a série comemora os seus 50 Anos.

Episódios

Doctor Who originalmente foi exibido por 26 temporadas no canal BBC One, de 23 de Novembro de 1963 até 6 de Dezembro de 1989. Durante a transmissão original, cada episódio semanal era formada por uma estória (ou "serial")- usualmente de quatro à seis partes nos anos iniciais e de três à quatro nos seguintes anos. Notáveis exceções são o épico The Daleks' Master Plan, que foi ao ar em doze episódios (mais um um episódio teaser, "Mission to Unknown", com nenhum dos personagens regulares),[3] o serial "The War Games" [4] com 10 episódios e o "The Trial of a Time Lord", com 14 episódios.[5]
Inicialmente, o programa tinha uma vocação familiar e educacional, usando as histórias decorridas no passado para ensinar história britânica e mundial, e as histórias decorridas no futuro e no espaço para ensinar ciências. Isso foi também refletido nas companhias originais do Doctor, uma das quais era uma professora de ciências e outra professora de história.
Contudo, as histórias de ficção científica vieram a dominar a programação e os "históricos", que não eram populares com o time de produção, foram deixados de lado após The Highlanders (1967). Ainda que usassem elementos da história, eles geralmente eram usados como plano de fundo para os contos de ficção científica, com uma exceção: Black Orchid na Inglaterra dos anos 20.[6]
Escritores entre as temporadas originais incluiam Terry Nation, Henry Lincoln, Douglas Adams, Robert Holmes, Terrance Dicks, Dennis Spooner, Eric Saward, Malcolm Hulke, Christopher H. Bidmead, Stephen Gallagher, Brian Hayles, Robert Sloman, Chris Boucher, Peter Grimwade, Marc Platt e Ben Aaronovitch.
O formato serial foi mudado com o renascer da série em 2005, sendo agora cada temporada constituída por treze episódios de 45 minutos cada, mais um episódio especial de Natal por ano. Cada temporada inclui várias histórias individuais ou de múltiplas partes, apenas ligadas entre si por um enredo secundário que apenas é revelado no fim da temporada.
780 episódios de Doctor Who foram televisionados desde 1963, dividindo entre episódios de 25 minutos (o formato mais comum), episódios de 45 minutos (para Ressurection of the Daleks na série de 1984, a temporada de 1985, e a nova série), duas produções de longa metragem ("The Five Doctors" de 1983 e o filme para televisão de 1996), três especiais de Natal de 60 minutos cada e um especial de Natal de 72 minutos para 2007. Também foram produzidos para as temporadas de 2005 e 2007, dois mini-episódios, com duração de cerca de oito minutos, como apelo para o projeto beneficente Children in Need. A nova série foi filmada em formato PAL 576i DigiBeta wide-screen. A partir do especial de 2009 "Planet of the Dead", a série é agora filmada em 1080i para HDTV.[7]

Personagens

TARDIS, em exibição na BBC Wales.

O Doutor (The Doctor)

A personagem do Doctor está sempre envolta em mistério. No início da série, apenas se sabia que ele era um extraterrestre viajante e excêntrico, com um grande conhecimento sobre as mais variadas matérias, que combatia as injustiças que encontrava ao explorar o Universo na sua nave espacial TARDIS. TARDIS é uma abreviatura para Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço). A TARDIS é maior por dentro do que por fora, e, devido a uma avaria permanente num circuito, a sua aparência exterior assemelha-se à de uma cabine da polícia londrina dos anos 60. Eventualmente descobre-se que a figura sinistra e misteriosa do "Doctor" é uma espécie de renegado da sua própria espécie, os "Time Lords" ("Senhores do Tempo"), oriundos do planeta "Gallifrey" na constelação de Kasterborous.
Sendo um "Senhor do Tempo", o "Doctor" tem a capacidade de regenerar o seu corpo, como forma de evitar a morte. Este conceito foi introduzido em 1966, quando os argumentistas se confrontaram com a partida do ator principal William Hartnel, como forma de prolongar a série. Desde então tem sido uma característica definidora da série, sendo utilizada sempre que é necessário substituir o ator principal. Contudo, foi estabelecido num episódio que um Senhor do Tempo apenas pode regenerar 12 vezes, a um total de 13 incarnações (apesar de ser possível contornar a situação). Até à data, o "Doctor" passou por este processo dez vezes, tendo cada uma das suas encarnações o seu estilo e particularidades, mas partilhando as memórias, a experiência e o seu sentido de moral:
Outros atores também interpretaram o "Doctor" em outras histórias, como é o caso de Rowan Atkinson, contudo estas não são consideradas canónicas tanto pelos fãs, como pela própria BBC.
Ao longo da história da série várias revelações, algumas controversas, foram realizadas acerca do "Doutor". Por exemplo, que o Primeiro Doutor pode não ser a primeira incarnação do Doutor; que o Doutor é mais que um simples Senhor do Tempo, podendo ser "meio humano" por parte da mãe (apesar de esta afirmação ser altamente contestada). No primeiro episódio da série é revelado que o "Doutor" tem uma neta, Susan Foreman, e, na temporada de 2006, é o próprio Doutor quem afirma que já foi pai. Em 2005 é revelado que o Nono Doutor é o último sobrevivente da sua raça, e que o seu planeta foi destruído em um evento conhecido como a Última Grande Guerra do Tempo, cujo trágico desfecho teve participação direta do Doutor. Para impedir os Senhores do Tempo de causar a destruição do Universo e do tempo em si (tornando-os criaturas de pura consciência e sem corpo físico apenas para escapar da guerra), o Doutor criou um bloqueio temporal em torno da guerra e causou a destruição de Gallifrey, tornando impossível que alguém voltasse no tempo para impedir tal desfecho. Ao fim da guerra, o Doutor acreditava ter extinguido não apenas a sua raça, mas também os Daleks, considerados por ele "a espécie mais maléfica de toda criação". No entanto, descobre-se em 2005 que alguns Daleks, incluindo o Dalek-Imperador, sobreviveram à guerra.
O Doutor Interpretado por Duração
Primeiro Doutor William Hartnell 1963–66
Segundo Doutor Patrick Troughton 1966–69
Terceiro Doutor Jon Pertwee 1970–74
Quarto Doutor Tom Baker 1974–81
Quinto Doutor Peter Davison 1981–84
Sexto Doutor Colin Baker 1984–86
Sétimo Doutor Sylvester McCoy 1987–89, 1996
Oitavo Doutor Paul McGann 1996
Nono Doutor Christopher Eccleston 2005
Décimo Doutor David Tennant 2005–10
Décimo Primeiro Doutor Matt Smith 2010-presente

Acompanhantes

O Doutor quase sempre compartilha suas aventuras com até três acompanhantes, e desde 1963 mais de 35 atores foram apresentados nestes papéis. Os Acompanhantes originais do Primeiro Doutor eram sua neta Susan Foreman (Carole Ann Ford) e os professores Barbara Wright (Jacqueline Hill) e Ian Chesterton (William Russell). A única história da série clássica em que o Doutor viaja sozinho é no arco 088 da 14ª Temporada, "The Deadly Assassin"
O Doutor regularmente ganha novos companheiros e perde os antigos, às vezes eles voltam para casa ou encontram novas causas - ou se apaixonam - em outros mundos e alguns morrem durante o curso da série.
Apesar de não ser considerado um acompanhante, o Brigadeiro Lethbridge-Stewart (Nicholas Courtney) era um personagem recorrente na série clássica, aparecendo pela primeira vez ao lado do Segundo Doutor e continuou fazendo aparições ao lado do Terceiro, Quarto, Quinto e Sétimo Doutores. Em 2011 no episódio da sexta temporada, "The Wedding of River Song" é dito que o Brigadeiro morreu tranqüilamente em seu sono, Nicholas Courtney faleceu no início de 2011.
Da mesma forma, River Song (Alex Kingston) tornou-se uma personagem recorrente da série atual. Ela é uma personagem ambígua com o conhecimento do futuro do Doutor. Ela apareceu pela primeira vez em "Silence in the Library", junto com o Décimo Doutor, e seu papel tem aumentado desde "The Time of Angels". Em "The Wedding of River Song", River e o Doutor se casaram, em uma linha de tempo alternativa, no entanto tanto o Doutor e River se consideram marido e mulher.
Amy Pond (Karen Gillan) e Rory Williams (Arthur Darvill) deixaram a série no quinto episódio da Sétima Temporada, com estreia prevista para o fim de 2012, no episódio seguinte será introduzida a nova acompanhante do Doutor (Jenna-Louise Coleman).

Produção

A produção original de Doctor Who era realizada com poucos recursos. Cada episódio de 25 minutos era registrado em vídeo (cenas de estúdio) e filme de 16mm (cenas em locação). A maquiagem, cenários e efeitos visuais eram precários, quase amadorísticos, mas a série fez enorme sucesso na Inglaterra graças, principalmente, aos roteiros criativos que colocavam o Doutor e seus amigos em mirabolantes aventuras que aconteciam em diversos locais do espaço e do tempo. A série iniciou como um programa educacional para crianças, onde o Doutor conhecia figuras famosas do passado e participava de fatos históricos. Mas em breve passaram a predominar as aventuras de ficção científica onde os heróis encontravam estranhas civilizações e criaturas extraterrestres. Normalmente um grupo de episódios formava um seriado ou história completa, e cada temporada era composta por alguns desses seriados. Em 1989 a BBC suspendeu Doctor Who, mesmo ainda com uma boa audiência, sob a alegação de que haveria apenas um hiato maior entre a 26ª e a 27ª temporada. Na verdade, a BBC estava diante de um impasse - frente a outras séries contemporâneas de ficção científica norte-americanas, de produção bem mais sofisticada, Doctor Who não tinha como competir com elas tecnicamente, e para enfrentar a concorrência seu orçamento teria de ser multiplicado. Como a BBC à época era comandada por executivos que não gostavam muito de ficção científica e que optaram por não liberar os recursos necessários, a série entrou num limbo do qual saiu apenas em 1996, com a tentativa frustrada de trazê-la de volta numa parceria com a Fox e a Universal. Apesar de sofisticado, o telefilme foi considerado americanizado demais. Finalmente em 2005 a BBC do País de Gales trouxe de volta a série, com um nível de produção muito superior ao da original. A versão atual possui um orçamento que permite a utilização de elaboradas maquiagens e efeitos em computação gráfica (CGI). Cada nova temporada é composta por 13 episódios de 45 minutos e um especial de Natal com 60 minutos, gravados em vídeo de alta definição e posteriormente passados para película de 35mm. Exceto pelos especiais, os 13 episódios, ainda que muitas vezes contando histórias autônomas, fazem parte de um arco que é desenvolvido ao longo da temporada. Cada temporada tem trazido de volta pelo menos um inimigo clássico do Doutor - já tivemos a volta, entre outros, dos Daleks, dos Cybermen, dos Silurians e do Mestre. Na sexta temporada a equipe de produção não pretende trazer nenhum inimigo da série clássica.

Principais personagens (versão atual)

5ª - 7ª Temporada (2010 - 2013)

Principais

  • The Doctor (Matt Smith): O último Senhor do Tempo existente. Viaja livremente pelo tempo e espaço apenas com o propósito de explorar. Contudo acaba sempre por encontrar problemas, tentando os resolver à medida que avança.
  • Amy Pond (Karen Gillan): Jovem escocesa que é a primeira acompanhante do 11º Doutor Matt Smith.
  • Rory Williams (Arthur Darvill): Marido de Amy, enfermeiro que acompanha o doutor e Amy em nas viagens.
  • Clara Oswin [8] (Jenna-Louise Coleman): É a terceira acompanhante do 11º Doutor, aparecerá pela primeira vez no especial de Natal de 2012.

Recorrentes

  • River Song (Alex Kingston): Arqueóloga e misteriosa assassina condenada que compartilha uma relação com o Doutor. (13 Episódios)
  • Vastra (Neve McIntosh): Guerreira Siluriana que mantém uma relação intima com uma humana na Londres Vitoriana. (3 Episódios)
  • Jenny (Catrin Stewart): Companheira de Vastra, vive na Era Vitoriana. (3 Episódios)

1ª - 4ª Temporada (2005 - 2009)

  • The Doctor (Christopher Eccleston e David Tennant): O último Senhor do Tempo existente. Viaja livremente pelo tempo e espaço apenas com o propósito de explorar. Contudo acaba sempre por encontrar problemas, tentando os resolver à medida que avança.
  • Rose Tyler (Billie Piper): Jovem funcionária de uma loja, a quem o Doutor convida para acompanhá-lo em suas aventuras após salvá-la dos Autons.
  • Capitão Jack Harkness (John Barrowman): Sedutor viajante temporal, antigo "Agente do Tempo", que possui um passado ainda por descobrir (até mesmo para o próprio). Após o encontro com os "Daleks" no século 2002, ele torna-se aparentemente imortal, ficando conhecido como "A Face de Boe". De volta ao século XXI ele torna-se o líder de Torchwood 3 em Cardiff.
  • Mickey Smith (Noel Clarke): Namorado de Rose, a quem ela deixa para viajar com o Doutor. Eventualmente ele participa de algumas aventuras a bordo da TARDIS.
  • Martha Jones (Freema Agyeman): Torna-se assistente do Doutor, após a saída de Rose Tyler. É uma médica em treinamento.
  • Donna Noble (Catherine Tate): Após conhecer o Doutor no dia de seu casamento frustrado, ambos se reencontram um ano depois e ela torna-se também uma viajante da TARDIS.

Doctor Who no Brasil

No começo de 2012, o canal TV Cultura anunciou que transmitiria a série no Brasil, tanto no canal de televisão quanto na internet, totalmente dublada e com opção de áudio original. O programa teve sua estreia em 19 de março de 2012, com a exibição da primeira temporada da versão atual da série, com o Nono Doutor. Com episódios diários, a TV Cultura irá transmitir também as próximas temporadas.[9]

Dublagem Brasileira

Estúdio de Dublagem: Clone
Locutor: Paulo Carbone
Vozes Adicionais e personagens secundários: Bruno Dias, Figueira Júnior, Carlos Campanile, Felipe Grinnan, Isabel de Sá, Ramon Campos, Alex Morales, Fábio de Castro, Raquel Marinho, Fátima Silva, Maria Cláudia Cardoso, Wellington Lima, Neuza Azevedo, Nair Silva, Walter Cruz, Roberto Leite, Tatiane Keplmair, José Carlos Guerra, Sílvio Giraldi, Fábio Lucindo, Jussara Marques, Zeca Rodrigues, Guilherme Lopes, Samira Fernandes, Renan Gonçalves, Lúcia Helena, Flora Paulita, Agatha Paulita.

Temporadas

Temporada Episódios Estreia da temporada Final da temporada
1ª Temporada 45 23 de Novembro, 1963 12 de Setembro, 1964
2ª Temporada 39 31 de Outubro, 1964 24 de Julho, 1965
3ª Temporada 46 11 de Setembro, 1965 16 de Julho, 1966
4ª Temporada 43 10 de Setembro, 1966 1 de Julho, 1967
5ª Temporada 40 2 de Setembro, 1967 1 de Junho, 1968
6ª Temporada 44 10 de Agosto, 1968 22 de Junho, 1969
7ª Temporada 25 3 de Janeiro, 1970 20 de Junho, 1970
8ª Temporada 25 2 de Janeiro, 1971 19 de Junho, 1971
9ª Temporada 26 1 de Janeiro, 1972 24 de Junho, 1972
10ª Temporada 26 30 de Dezembro, 1972 23 de Junho, 1973
11ª Temporada 26 15 de Dezembro, 1973 8 de Junho, 1974
12ª Temporada 20 28 de Dezembro, 1974 10 de Maio, 1975
13ª Temporada 26 30 de Agosto, 1975 6 de Março, 1976
14ª Temporada 26 4 de Setembro, 1976 2 de Abril, 1977
15ª Temporada 26 3 de Setembro, 1977 11 de Março, 1978
16ª Temporada 26 2 de Setembro, 1978 24 de Fevereiro, 1979
17ª Temporada 20 1 de Setembro, 1979 12 de Janeiro, 1980
18ª Temporada 28 30 de Agosto, 1980 21 de Março, 1981
19ª Temporada 26 4 de Janeiro, 1982 30 de Março, 1982
20ª Temporada 23 3 de Janeiro, 1983 23 de Novembro, 1983
21ª Temporada 24 5 de Janeiro, 1984 30 de Março, 1984
22ª Temporada 13 6 de Janeiro, 1985 31 de Março, 1985
23ª Temporada 14 6 de Setembro, 1986 6 de Dezembro, 1986
24ª Temporada 14 7 de Setembro, 1987 7 de Dezembro, 1987
25ª Temporada 14 8 de Outubro, 1988 4 de Janeiro, 1989
26ª Temporada 14 6 de Setembro, 1989 6 de Dezembro, 1989
Doctor Who Filme 14 de Maio, 1996 14 de Maio, 1996
1ª Temporada 13 26 de Março, 2005 18 de Junho, 2005
2ª Temporada 13 15 de Abril, 2006 8 de Julho, 2006
3ª Temporada 13 31 de Março, 2007 30 de Junho, 2007
4ª Temporada 13 5 de Abril, 2008 5 de Julho, 2008
Especiais 5 25 de Dezembro, 2008 1 de Janeiro, 2010
5ª Temporada 13 3 de Abril, 2010 26 de Junho, 2010
6ª Temporada 13 23 de Abril, 2011 1 de Outubro, 2011
7ª Temporada 14 1 de setembro, 2012 2013


Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Doctor_Who

0 comentários:

Postar um comentário